| TAEKWONDO

Embora este blog não tenha como objectivo a caracterização do Taekwondo, não queríamos deixar de colocar aqui um artigo que faça um pequeno enquadramento desta arte marcial. Pretendemos assim dar uma resposta resumida a todos aqueles que nos questionam acerca do que é a modalidade. Para quem procura informação mais completa e detalhada, sugerimos a consulta do site da Kukkiwon, disponível a partir da área de links úteis.


O QUE É?

O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal, com origem na Coreia, e um moderno desporto de combate. Foi oficialmente adoptado como modalidade olímpica, nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. A sua implantação em Portugal ocorreu em 1974 pelo Mestre Chung, que criou a primeira escola no Sporting Clube de Portugal. A Federação Portuguesa de Taekwondo (FPT) seria criada anos mais tarde, em 1992.

Tae
partir voar ou esmagar com os pés (definição tradicional)
sistema de técnicas de pernas (definição moderna)

Kwon
partir ou esmagar com as mãos (def. trad.)
sistema de técnicas de mãos (def. mod.)

Do
o caminho ou a via escolhida (def. trad.)
sistema ou método de treino (def. mod.)


PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO

Cortesia
Representa o respeito pelo próximo, o humanismo e a delicadeza. Ser cortês é ser atencioso e interessado pelo bem-estar dos outros.

Integridade
Representa a responsabilidade e o sentido de justiça. Ser íntegro é ser responsável e ter uma atitude socialmente adequada, sem prejudicar terceiros.

Perseverança
Representa a máxima dos Jogos Olípicos: "Faster, Higher and Stronger" (mais rápido, mais alto e mais forte). Ser perseverante é procurar alcançar os objectivos, apesar das adversidades que se tenham de enfrentar.

Auto-domínio
Representa a reacção a qualquer momento, com eficiência e eficácia. Ter auto-domínio é possuir a capacidade de controlar as reacções físicas e emocionais, evitando confrontos desnecessários e mantendo uma postura modesta, humilde e sincera.

Espírito indomável
Representa a permanência na vida escolhida, sem receios ou hesitação e não cedendo a influências. ter espírito indomável é ter uma mentalidade forte, capaz de nos motivar para a concretização dos objectivos pessoais e lutando até ao fim, seguindo os princípios que nos servem de caminho.

JURAMENTO DO PRATICANTE

Nós como membros, treinamos os nossos espíritos e corpos, de acordo com as regras prescritas.
Nós como praticantes, estamos unidos numa amizade mútua.
Nós como praticantes, cumpriremos os regulamentos e obedeceremos aos instrutores e aos mais graduados.


.