14/11/09

Torneio do Catujal 2009


No passado dia 07 de Novembro de 2009 decorreu o II Torneio de Unhos no Catujal, Loures. Participaram 26 atletas dos Leças e do Quinta da Lomba, 4 dos quais como árbitros. O colectivo alcançou bons resultados, arrecadando desta vez o 3º Lugar por equipas.

Este torneio serviu de teste aos objectivos propostos, nomeadamente adaptação da estratégia de combate face às novas regras, preparação da passagem dos infantis a cadetes e iniciação de novos atletas na competição.

Para a classe infantil o principal objectivo foi retirar a pressão sentida nas competições. Estabelecemos objectivos individuais e procurámos encarar este torneio como um treino de preparação, sem dar relevância ao resultado dos combates. Podemos afirmar que atingimos este objectivo em 90%, uma vez que a maioria interiorizou a mensagem e a conseguiu colocar em prática.

A classe de adultos tinha como principal objectivo encarar esta competição como uma preparação para os nacionais, o qual não foi plenamente alcançado. Há que saber confiar na equipa técnica e, principalmente, em si próprio para conseguir EVOLUIR. O Taekwondo é actualmente uma modalidade Olímpica, precisamente por estar em permanente evolução. Isto exige aos praticantes um espírito aberto à mudança, principalmente para quem faz competição. Os atletas que têm aspirações a títulos nacionais, não corresponderam a estes princípios. Os torneios associativos são ideais para explorar estratégias e evoluir nas técnicas, sem olhar a resultados e egos. Todos querem fazer "boa figura" e ganhar a qualquer custo, sem pensar que não estão a retirar a mínima preparação para as provas nacionais... é preciso lembrar que as regras sofreram alterações? É pena não terem a ingenuidade das crianças, para se "libertarem" e deixarem fluir as vossas capacidades. É algo que só depende de vós.

Atleta Espírito Indomável: Solange Nunes, Inês Alves, Pedro Silva

Atleta Revelação: Daniel Penas, João Reis, Carolina Ferreira

Menção Honrosa: Inês Loureiro, Pedro Sequeira


Abraço
O Sambonim

Sem comentários:

Enviar um comentário