22/06/14

Campeonato Nacional de Poomsaes Dan e Prova Nacional de Poomsaes Kup

Decorreu no dia 21 de Junho na Nazaré o Campeonato e a Prova Nacional de Poomsaes para Dan's e Kup's respetivamente.

Esta foi a primeira prova em que Os Leças e o CDC Casal do Marco participaram desde que iniciaram um trabalho conjunto com vista a uma melhor preparação dos seus atletas no seu percurso formativo com objetivos de graduação e competição.

Neste sentido, iniciou-se um intercâmbio entre os atletas de ambos os clubes, numa primeira fase com vista à preparação dos Exames de Graduação de Dan's aos atletas do Casal do Marco e que continuou com a preparação dos atletas de ambos os clubes para as provas referidas. Este trabalho foi acompanhado de perto pelos Mestres, tendo toda a preparação, principalmente dos Kups, sido orientada para o desenvolvimento de capacidades que lhes possam trazer resultados como Dan's. 
Este trabalho, contínuo e sistematizado é um projeto de futuro, iniciado esta época e preparado a partir do final da época passada. 

O CDC Casal do Marco apresentou na competição 5 atletas 1ºDan com cerca de um mês e estreantes na competição. Levou ainda 4 atletas na Competição de Kup.
Os Leças não participaram com atletas Dan na prova levando 12 atletas Kup a participar.
Estes atletas competiram nas categorias de individual, par e trio.

Este Campeonato ficou marcado pelo primeiro documento escrito, assinado por quase todos os atletas mais graduados e treinadores a informar a direção da FPT da qualidade de uma arbitragem que se mostrou bastante fraca e sem competência para o elevado valor dos atletas em prova.

O principal foco de preocupação aconteceu na competição dos Kup, onde a incoerência nos critérios acabou por influenciar os resultados finais, não espelhando estes, na maioria das categorias, as prestações reais dos atletas. 

Na Competição de Dan's, apesar da menor qualidade da equipa de arbitragem relativamente a outros anos e mostrando alguns erros graves, pode dizer-se que a coerência imperou e não teve influência direta nos resultados finais.

Assim, foi com agrado que pudemos comprovar o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por ambos os clubes, sendo possível verificar a evolução dos atletas em prova. Os princípios básicos, os processos e ritmos e a postura competitiva dos atletas deixam-nos confiantes e satisfeitos com o trabalho realizado.

A prova de que o caminho por onde seguimos é o correto está nos resultados dos Dan's do CDC Casal do Marco presentes na Prova:

Joana Freire - Campeã Nacional Sub14 Feminino
Luís Meseiro - Campeão Nacional Sub 14 Masculino
Daniel Cucu - 3º Classificado Sub 17 Masculino
Diogo Ramalho - 3º Classificado Sub 17 Masculino
Luís Meseiro e Joana Freire - Campeões Nacionais 1Par Dan
Daniel Cucu e Telma Santos - Campeões Nacionais 2Par Dan

Estes resultados permitiram ao CDC Casal do Marco sagrar-se Campeão Nacional por Equipas Masculinas e Femininas.

Os resultados do GDR "Os Leças" não espelham, para maioria dos atletas, as prestações realizadas. Neste Campeonato Nacional, a atleta Solange Nunes, o atleta Pedro Sequeira, a atleta Carolina Ferreira e o Trio formado pelas Atletas Solange Nunes, Daniela Correia e Inês Gomes foram os mais prejudicados, sendo afastados de vôos mais altos na prova.

Assim, os resultados foram os seguintes:

Pedro Batista - 3º Classificado Sub40 Kup
Pedro Batista; Luís Cesário e Rui Barata - Vice-Campeões Nacionais 2Trio Kup Masculino
Daniela Correia; Solange Nunes e Inês Gomes - 3ªClassificadas 1Trio Kup Feminino

Podemos concluir que rumamos na direção certa, treinando, aprendendo e aperfeiçoando as técnicas no sentido que se pretende. Provando que na competição de Dan com uma arbitragem mais cuidada, os mesmos atletas que nas competições de kup se sentiam desmotivados comprovaram que todo esse trabalho compensa. Com apenas um mês de graduação de dan não se pode referir que o trabalho que apresentaram no ringue foi todo feito nestes trinta dias. Pelo contrário, comprova-se que o trabalho desenvolvido em kup compensou e foi recompensado quando devidamente avaliado.

Independentemente dos resultados dos kups, as suas prestações foram na sua grande maioria brilhante, com poucos erros, com poucas correções a inserir. Foram prestações com elevado grau de pormenor, principalmente ao nível do Kisul Sogui e o Son Kisul. Sendo necessário de uma forma geral, melhorar o Bal Kisul, este também mostrou ter sido melhorado e potenciado.

Assim os meus parabéns a todos os atletas, pelos Títulos, pelo espírito e pela vontade. Por não se deixarem abater e por terem a noção de que estamos no caminho certo.

Obrigado aos atletas pela confiança no nosso trabalho e pelo apoio que prestaram a quem estava a competir. Como claque foram também irrepreensíveis sentindo que, independentemente do clube que estava a competir, a equipa era apenas uma.

Bom trabalho! Parabéns.

O Sambonim,
Carlos Casquinha






Sem comentários:

Enviar um comentário